O tema da Atividade é "Família e Escola"
Instruções:
1° Leiam o texto "Família e Escola" e respondam a atividade no caderno.
2° A atividade está no final do texto.
3° É para copiar as perguntas no caderno.
4° Tire uma foto e envie pelo whatsapp.
5° Coloque seu nome acima da atividade.
Texto: "Família e Escola".
“Comparados a
outros seres, somos um animal frágil: possuímos reduzida força física, não
temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é pouco resistente ao clima
e agressões, não nadamos bem e não voamos, não resistimos mais do que alguns
dias sem água e alimento, nossa infância é muito demorada e temos de ser
cuidados por longo tempo.
Ora, vivemos em um
planeta que oferece condições de vida muito especializadas; um animal como nós
não teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas
equatoriais, nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...]
O que vai nos
diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora
consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas
instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança no
ambiente que o favoreça.
Essa ação
transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou
práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a
alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o
ambiente humano. [...]
Se o trabalho é o
instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos
Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio
do trabalho). [...]
[...] Em suma, o
Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica, no
interior da Cultura. [...]
[...] Um dos
produtos ideais da cultura são os valores, por nós criados para o existir
humano, pois, quando os inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas
e acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se localize e
encontre seu lugar apropriado. [...]
O principal canal
de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as instituições
sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola
etc.[...] ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos
profundamente de processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos
em nosso equipamento genético instruções suficientes para a produção da
existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento balisar para nós.
No entanto, a
Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação vivencial
e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua
situação de ensino/aprendizado), e educação intencional ou propositada,
deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos
específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela mídia).”
Atividade
1. Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação e sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de compensar suas fraquezas.
Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas que seguem abaixo:
a) Já nascemos seres sociais? Por quê?
b) Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso?
c) O que nos diferencia dos outros seres vivos?
d) Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano? Argumente se você está de acordo ou não com o que aborda o texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário